sábado, 17 de dezembro de 2011

Da natureza do salmão






O animal Salmo salar conhecido como salmão, é um peixe de caráter diádromo (alternância entre água salgada e doce), mais especificamente é um animal anádromo (se reproduz na água de rios e se desenvolve na água salina).




Quando atinge a idade adequada, o salmão sai da água do mar e movimenta-se no sentido de subir o rio. Tal movimento gera desenvolvimento nos músculos do animal produzindo ácido lático (ácido 2-hidroxipropanóico). Esta substância parte para a região das gônadas do animal fazendo o amadurecimento reprodutivo, a partir deste instante o peixe está apto para perpetuar sua espécie.

Em épocas reprodutivas, o salmão geralmente retorna para o mesmo rio em que nasceu. Nesses períodos ocorre um fenômeno biológico de alteração anatômica da mandíbula, que fica recurvada.

Salmão quando em período reprodutivo.
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Salmoniformes
Família:Salmonidae

A cor característica pode variar entre um branco até um vermelho vivo, mas é comum a cor rosácea, devido a presença do pigmento astaxantina. Há inúmeras receitas com esse peixe, ele pode ser servido cru como em comidas orientais, ou mesmo em pratos quentes, assado ou frito. Possui uma carne muito apreciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário